adoro: Fernando Pessoa

“Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
Fernando Pessoa

Sou mesmo uma pessoa privilegiada. Na minha vida toda, comprei pouquíssimos livros, e não porque não goste de ler, muito pelo contrário. Tenho um irmão bookholic, por assim dizer. Desde que me conheço por gente, “gateio” esses seus valiosos pertences. Opções nunca me faltaram, afinal ele compra de todos os tipos: enredos românticos, envolventes, oba-oba, poesias, best sellers… E tudo isso com muito bom gosto, diga-se. E eu, só ali na butuca, sempre de olho nas novas e velhas aquisições do meu querido maninho.

O surrupiadinho da vez é um livro de poesias do Fernando Pessoa, poeta com alma de filósofo, enigmático, rei dos questionamentos da verdade que nos é imposta, trasmite, pelo menos pra mim, uma esperança, um acalmar das ansiedades.

Selecionei um poema muito especial contido nesse livro:

Liberdade

Ai que prazer

Não cumprir um dever.

Ter um livro para ler

E não o fazer!

Ler é maçada,

Estudar é nada.

O sol doira sem literatura.

O rio corre bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal

Como tem tempo, não tem pressa…

Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.

Esperar por D. Sebastião,

Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças…

Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol que peca

Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças,

Nem consta que tivesse biblioteca…

Logicamente não poderia deixar de agradecer: obrigada, maninho!

 

Esse post foi publicado em .poesias. e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

